Logo1

INSTITUCIONAL

INSTITUCIONAL | Executivos Foton

PRESIDENTE DA FOTON CAMINHÕES – LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS

Graduado pela USP em Engenharia de Produção e Doutor em economia pela Unicamp, o empresário Luiz Carlos Mendonça de Barros, sócio da Quest Investimentos, é um dos mais respeitados economistas e articulistas do País. 
O empresário, que já foi presidente do BNDES e diretor do Banco Central do Brasil, além de ter ocupado o cargo de Ministro das Comunicações em 1998, foi convidado pelos executivos da Beiqi Foton Motor Co. Ltd., em 2009, para avaliar a possibilidade de instalação de uma filial da maior fabricante de veículos comerciais da China no Brasil. Mais do que avaliar a entrada da empresa chinesa de caminhões no Brasil, Mendonça de Barros propôs aos executivos representar a marca no País. O mercado brasileiro vem demonstrando vigoroso crescimento no setor de caminhões. Nos anos 90 comercializava-se, em média, 60 mil veículos por ano, a partir de 2010 a média anual de vendas saltou para 130 mil unidades. O mercado mais do que dobrou em 20 anos e poucas novas marcas entraram neste negócio no período. 
Certo de sua decisão, com recursos próprios, investiu na construção de uma fábrica da marca, em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Solicite Cotação