Seta
Foton Caminhões inicia comercialização de seus primeiros veículos integralmente desenvolvidos e produzidos no Brasil
08/2017

A Foton Caminhões iniciou a comercialização ao mercado brasileiro de duas novas famílias de caminhões desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de logística urbana e interurbana do País. Tratam-se dos veículos Minitruck, de 3,5 toneladas, e do caminhão leve, Citytruck, de 10 toneladas, e agora ambos “made in Brazil”.

Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, estes novos caminhões já estão em produção no Brasil com elevado índice de componentes nacionais. A empresa alugou uma linha completa da fabricante Agrale, de Caxias do Sul, RS, para agilizar a nacionalização de seus produtos.

“Este é um importante marco na história da Foton no Brasil uma vez que, a partir de agora, já temos produtos nacionais e que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, comemora Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões, empreendedor que trouxe a marca para o Brasil em 2010.

Com as famílias Minitruck e Citytruck, a Foton Caminhões traz ao mercado brasileiro alternativas de veículos para transporte de cargas com características técnicas inovadoras e únicas. Além disso, a marca também cria um novo sub segmento, o do mini caminhões – Minitrucks – veículos robustos e com configurações adequadas para atender com mais eficiência o transporte urbano de cargas mais volumosas e com mais peso.

Com o Foton Citytruck 10-16 a empresa criou o caminhão leve com a maior capacidade de carga útil e a maior capacidade de carga no eixo dianteiro do País: 3.600 kg. “Estas características devem facilitar as implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica, com 10.700 Kg, torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento”, destaca Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões.

Os novos modelos nacionais das duas famílias Foton são veículos configurados com itens de série como ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida. Componentes estes normalmente oferecidos como opcionais entre as marcas que competem com a Foton neste segmento.

Com elevado diferencial técnico, itens de segurança e conforto, e conteúdos exclusivos, os novos caminhões Foton se posicionam na categoria Premium e não encontram similares em seu segmento competitivo. “Tanto os modelos Minitruck 3.5-12 DT e 3.5-14 ST/DT como o Citytruck 10-16 chegam para estabelecer um novo patamar dos veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transportes de curta e média distância”, diz Sirolli.

De acordo com o executivo, os transportadores de carga e autônomos poderão agora contar com veículos que oferecem de fato algo a mais: caminhões para obter maior produtividade nas operações, que entregam conforto, economia de combustível, potência e robustez.

 

FOTON CAMINHÕES CRIA NOVO SEGMENTO DE MERCADO AO DESENVOLVER MODELO MINITRUCK

  • Comerciais leves manufaturados com atributos de caminhões de grande porte são os diferenciais que asseguram robustez e confiabilidade.
  • Tradicionais e renomados fornecedores da indústria automotiva nacional equipam o novo Minitruck.

 

A família Minitruck, comerciais leves de alta robustez da Foton, terá três diferentes versões com capacidade de carga de 3.500 kg. São os modelos Foton Minitruck 3.5-12 DT com entre-eixos de 2.600 mm, o Foton Minitruck 3.5 – 14 ST com entre-eixos de 3.360 mm e rodado simples e o Foton Minitruck 3.5-14 DT com entre-eixos de 3.360 mm e rodado duplo no eixo traseiro.

Os modelos Minitruck são uma exclusividade da Foton Caminhões no mercado brasileiro, uma vez que estes veículos, embora classificados como comerciais leves, o que os coloca na categoria “caminhonete”, receberam reforços de estrutura e características tipicamente comuns nos caminhões de maior porte.

Dotando seus comerciais leves com características predominantemente observadas nos caminhões pesados, a Foton disponibiliza ao mercado nacional os mais robustos veículos desta categoria. E, por suas peculiaridades técnicas, a Foton inaugura um novo sub-segmento batizado de Minitruck.

Os novos modelos de comerciais leves da Foton possuem características exclusivas como cabine basculante, quadro do chassi em perfil escada com uso de longarinas e eixo dianteiro com viga forjada em perfil “I”. “O Foton Minitruck é um veículo comercial leve que foi desenvolvido e construído para dotá-lo com características tipicamente observadas nos caminhões de maior porte. O objetivo é oferecer ao transportador a opção de veículos mais robustos para operação na logística urbana”, explica Leandro Gedanken, diretor de engenharia da Foton Caminhões.

Componentes de respeitados fornecedores atuantes no mercado brasileiro

Na composição do trem-de-força, o Foton Minitruck possui componentes de renomadas empresas mundiais com forte presença no país, além de fábrica instalada no Brasil.

A motorização Cummins ISF 2.8 l, fornecida já com elevado grau de nacionalização, possui sistema de injeção eletrônica common rail, que resulta numa eficiente queima do combustível, baixo nível de ruído e vibração, além de elevada confiabilidade. O tratamento dos gases de escape é feito pelo sistema de pós-tratamento EGR de alta tecnologia, atendendo plenamente o PROCONVE L6.

A transmissão manual de cinco velocidades é a conceituada e robusta ZF 5S 400, com overdrive, oferecendo um desempenho progressivo sem apresentar “gaps” ao se trocar as marchas.

Além disso, o eixo traseiro tipo Salisbury, tubos encaixados na carcaça fundida é fornecido pela DANA. Este é um componente largamente utilizado nos caminhões desta categoria no mercado brasileiro e é reconhecido por sua robustez e confiabilidade. Já o sistema de freio é fornecido pela Chassis Brakes, também de uso abrangente no mercado nacional.

Os veículos possuem ABS e airbag duplo, atendendo a legislação vigente no País para essa categoria de produto, oferecendo segurança nas frenagens, assim como proteção passiva ao motorista e ao passageiro.

Outros tradicionais fornecedores locais estão presentes nos veículos Foton Minitruck, entre eles cubos e tambores de freio traseiros FRUM; pneus Continental; tanque de combustível BEPO; tubulação hidráulica de freio Rigitec; tubulação de combustível Voss; cardã DANA e filtro de combustível Parker.

 

Itens de série:

. Defletor aerodinâmico no teto, para minimizar arraste e consequente consumo de combustível ao se utilizar carrocerias tipo baú.

. Ar condicionado.

. Vidros e travas elétricas.

. Rádio MP3 com entrada USB.

. Volante regulável em inclinação e altura, atendendo ergonomicamente as mais diversas características físicas dos condutores.

. Acelerador manual eletrônico, que auxilia na manutenção e operações de implementos em geral.

. Sensor sonoro de ré, que aumenta a segurança em manobras.

. Cabine basculante, um diferencial na categoria, pois facilita as inspeções, manutenções periódicas e de reparos.

. Freio motor no sistema de escape, auxiliando a frenagem do veículo em longas descidas, isso nas versões 3.5-14 ST/DT.

. Direção hidráulica.

. Embreagem vácuo-assistida, reduzindo sensivelmente o esforço de atuação do sistema, um conforto extra e exclusivo desses veículos.

. Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras, contribuindo para a estabilidade em curvas dos veículos, outro diferencial dos MINITRUCK.

. Lentes dos faróis em policarbonato, contribuindo para sua durabilidade e resistência a impactos de objetos externos, bem como a choques térmicos.

. Banco central basculante, oferecendo uma condição de cab-office (cabine escritório).

. Espelhos retrovisores de ampla visão.

. Janela para instalação de PTO, tomada de força na transmissão.


FOTON CITYTRUCK
10–16, O CAMINHÃO COM MAIOR CAPACIDADE DE CARGA DO SEGMENTO DE LEVES

  • Caminhão é o mais leve de sua categoria e o que leva mais carga.
  • Trem-de-força de alta confiabilidade confere ao produto atributos inigualáveis de qualidade técnica.

 

A Foton Caminhões desenvolveu para o mercado brasileiro seu leve de 10 toneladas que passa a ser o veículo com a maior capacidade de carga do segmento no País. Com o Foton Citytruck 10-16, inteiramente produzido no Brasil na linha que a empresa alugou e montou dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS, a marca estreia em um dos segmentos mais competitivos do País que é o de caminhões leves com alta capacidade de carga, na faixa de 10 toneladas de PBT.

O Foton Citytruck 10-16 nacional possui mais de 65 % de conteúdo local, o que o credencia para receber financiamento via Finame. A Foton Caminhões introduziu neste produto diversas inovações tecnológicas que permitiram ao veículo ter a maior capacidade de carga técnica (10.700 kg) dos caminhões com PBT que vão de 6 a 11 toneladas.

O novo Foton vem equipado com motor Cummins ISF 3.8 I com potência de 161 cv a 2600 RPM que atende com folga a legislação PROCONVE P7. O motor, com injeção eletrônica common rail, faz tratamento dos gases pelo sistema de pós-tratamento SCR. “A confiabilidade técnica e operacional deste motor, bem como sua alta eficiência energética e baixo nível de ruído, é um dos pontos de destaque deste novo caminhão”, diz Leandro Gedanken, diretor de engenharia da Foton Caminhões.

Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto, reforça que a transmissão ZF 6S 500 complementa o trem-de-força de alta confiabilidade do Foton Citytruck 10-16. “Trata-se de uma caixa de seis velocidades, com overdrive, uma exclusividade de série dos veículos da FOTON Caminhões. Esta transmissão oferece ao motorista um excelente escalonamento de marchas, sem gaps entre as trocas, permitindo uma condução precisa e confortável”, afirma o executivo. De acordo com Sirolli, a caixa também está preparada para receber tomada de força conforme necessidade do implemento.

Os eixos dianteiros e traseiros são da marca DANA, tradicional fornecedora no mercado nacional. Sendo o dianteiro com capacidade de 3,6 toneladas (a maior da categoria), e o traseiro tipo banjo com redução i= 4,3:1 com capacidade para 6,39 toneladas. Com isso, o novo Foton tem PBT de 9,99 toneladas, a maior capacidade de carga entre os caminhões leves produzidos no Brasil.

A tecnologia empregada neste novo caminhão da Foton permitiu que sua tara (peso do veículo em ordem de marcha) seja de aproximadamente 3,1 toneladas e isso o torna, também, o veículo mais leve de sua categoria.

Um leve na categoria Premium

Um dos grandes diferenciais competitivos do novo Foton Citytruck 10-16 são os itens de série disponíveis neste modelo, como:

. Cabine com defletor aerodinâmico no teto.

. Ar condicionado.

. Janelas acionadas eletricamente.

. Rádio com entrada para MP3/USB.

. Volante regulável.

. Acelerador manual.

. Sensor sonoro de ré.

. Cabine basculante.

. Freio motor.

. Lentes dos faróis em policarbonato.

. Banco central basculante e um exclusivo espelho retrovisor extra na região frontal do veículo para facilitar manobras em pátios, além de outro de rampa na porta direita, contribuindo para uma condução segura do veículo.

. Quadro do chassi Maxion totalmente aparafusado (outra exclusividade deste modelo da Foton),facilitando e minimizando custos de manutenção, reparos e implementações.

. As molas possuem feixes parabólicos com duas lâminas na dianteira e três na traseira, único da categoria com essa solução.

. Amortecedores telescópicos de dupla ação.

 

NOVOS CAMINHÕES DA FOTON VÃO ATUAR NO SEGMENTO QUE MAIS CRESCE E QUE MENOS SENTIU OS EFEITOS DA CRISE

  • Segmento representa cerca de 25% do total de caminhões emplacados no Brasil.
  • Ampliação das áreas de restrições a caminhões de maior porte e crescimento do E-Commerce aquecem demanda por caminhões leves.

 

Desde que decidiu atuar no mercado brasileiro, em 2011, inicialmente importando modelos de sua fábrica na China, a Foton Caminhões manteve sua estratégia de atuar prioritariamente no segmento de veículos leves abrangendo modelos de 3,5 a 10 toneladas. “Conhecendo bem o mercado nacional, tomamos esta decisão porque enxergamos neste segmento grande potencial para a entrada de novos produtos”, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões.

O segmento de leves tradicionalmente responde por cerca de 25% dos emplacamentos de caminhões no Brasil e, durante os dois anos de retração do mercado interno, entre 2015 e 2016, foi o segmento que menos encolheu. “Setores menos afetados com a crise, como o E-Commerce, além da ampliação das áreas de restrições a caminhões de porte maior nos grandes centros urbanos, foram fatores que contribuíram para este segmento ser menos afetado pelo encolhimento econômico”, diz Mendonça de Barros.

Outro fator estratégico que levou a Foton Caminhões a se concentrar, neste primeiro momento, na produção de caminhões leves é a preocupação da empresa em oferecer excelência em pós-venda, mesmo com uma rede de concessionárias ainda muito jovem e em construção. “Como vamos atender veículos que são vocacionados para entregas urbanas e logísticas intermunicipais, teremos sempre uma revenda atuante na região onde efetuarmos nossas vendas”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Vendas e Pós-Venda da Foton Caminhões.

De acordo com Ricardo, a força de vendas vai se concentrar em regiões onde a Foton Caminhões já possui revendas (são 23 casas em todo território nacional). “Vamos atuar de maneira muito responsável e zelosa para que possamos sempre atender nossos clientes com um serviço de pós-venda de alta qualidade, diferenciado e personalizado”, comenta Ricardo, acrescentando, “à medida em que nossa rede for expandindo, vamos, paralelamente, acompanhando esta expansão com nossa força de vendas”.







Assessoria de Imprensa
Vanessa Garbo Salomão
Pauta&Cia - ENVIAR E-MAIL
(11) 3791-0161 / (11) 95453-3000