Seta
Quadro Executivo
Luiz Carlos Mendonça de Barros
/ Presidente da Foton Caminhões
Graduado pela USP em Engenharia de Produção e Doutor em Economia pela Unicamp, Luiz Carlos Mendonça de Barros é um dos mais respeitados economistas e articulistas do País.
O empresário, que já foi presidente do BNDES e Diretor do Banco Central do Brasil, além de ter ocupado o cargo de Ministro das Comunicações em 1998, foi convidado pelos executivos da Beiqi Foton, em 2009, para avaliar a possibilidade de instalação de uma filial da maior fabricante de veículos comerciais da China, e em volume do mundo, no Brasil.

Há mais de 20 anos, Mendonça de Barros mantém excelentes relações com a China. O empresário fez uma viagem ao País quando presidia o BNDES. Na época, o banco estava financiando, para os chineses, a compra de turbinas produzidas por uma empresa brasileira para a usina de Três Gargantas, hoje a maior hidrelétrica do mundo.
Foi o início de uma longa relação de mútua confiança. Por causa da negociação, Mendonça de Barros teve o nome incluído numa espécie de lista de amigos da China no exterior. Duas décadas depois ele foi procurado pela Beiqi Foton para consultas sobre as potencialidades do mercado brasileiro para caminhões.

Mendonça de Barros, mais do que avaliar a entrada da empresa chinesa de caminhões no Brasil, propôs aos executivos representar a marca no País. Certo de sua decisão importou desde 2010 os caminhões leves da Foton, investiu com recursos próprios na construção de uma fábrica da marca em Guaíba, no Rio Grande do Sul, que ainda segue em construção e iniciou a produção no Brasil em 2017 dos caminhões de 3.5 e 10 toneladas na linha da Agrale, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.


Executivos Foton
Antônio Dadalti
Membro do Conselho Gestor
Eustáquio Sirolli
Gerente de Marketing de Produto
Leandro Lucki Gedanken
Diretor de Engenharia e Desenvolvimento
Luiz Carlos Paraguassu
Diretor de Relações Institucionais
Marcio Vita
COO
Ricardo Mendonça de Barros
Diretor Comercial